Share This


Calendário de Eventos

  • As Festas de Nossa Senhora dos Remédios, conhecidas como a Romaria de Portugal, são as mais importantes da cidade. Desde a ultima quinta-feira de Agosto até ao dia 8 de Setembro, milhares de forasteiros vêm agradecer a Nossa Senhoras dos Remédios a resposta ás suas preces. Outros vêm apenas conhecer essa grande celebração onde os rituais religiosos e a diversão se misturam e fazem a grande festa.

  • A Semana Santa é o momento alto da vida religiosa da cidade. Durante três semanas que antecedem o Domingo de Páscoa, as igrejas adquirem uma solenidade especial e as populações estão em tempo de reflexão e de oração. A Via-Sacra, a Benção das Flores e o Ritual do Pão Quente são alguns dos grandes momentos destas duas semanas.

  • A Feira de Santa Cruz é uma das mais animadas de Lamego. Tem lugar no dia 3 de Maio junto ao Quartel de Santa Cruz. A Feira é marcada pelas corridas e desfiles de cavalos, mas é também uma mostra de raças de gado da região. Os lamecenses fazem deste evento uma festa onde a competição saudável, o convívio e a alegria são palavras de ordem.

  • Carnaval de Lazarim - Em Lazarim comemora-se um dos mais típicos carnavais do país. Para além do desfile das tradicionais máscaras de Lazarim, criadas por artesãos locais, um dos momentos altos destes dias é a leitura dos testamentos dos compadres e das comadres. Aqui tudo continua a ser realizado como manda a tradição e é por isso que este Carnaval vale a pena.

  • Tradição mais que centenária, a Queima do Judas, em Lalim, atinge em cada ano uma expressão única, situando-se entre as mais significativas do calendário pascal. Trata-se de uma evocação do passado, de uma vivência do presente e de uma construção do presente e de uma construção do futuro, pois nela se confere voz às raízes e à memória viva do dia-a-dia do seu colectivo social e cultural.